5.3.11

Como se escreve nos jornais

De calças curtas

      «[Umberto Eco] Confirma com o interlocutor qual é a língua em que se vai falar. A resposta é o francês, que, aliás, tinha sido solicitado via agente anteriormente. De vez em quando, colocar-se-ão algumas palavras britânicas pelo meio, quando falta a expressão gaulesa exacta» («O terrorista intelectual», João Céu e Silva, «DN Gente»/Diário de Notícias, 5.03.2001, p. 2).
      «Via agente», «palavras britânicas», «expressão gaulesa»... E «colocar», meu Deus...
      E mais: «Ele é piemontês porque eu precisava de o pôr numa época histórica. Seria incapaz de me enfiar nas calças de um estrangeiro, enquanto nas de um piemontês isso é-me muito mais fácil.»

[Post 4525]

3 comentários:

  1. Anónimo5.3.11

    E por que há-de faltar a «expressão gaulesa exacta»? Se há língua aclamada durante séculos por exaata (e clara: «d’abord la clarté, puis la clarté, ensuite la clarté», a juízo de Anatole France as 3 principais qualidades do seu idioma — cit. de mem.) foi o francês. E ainda para Cioran uma coisa só existia verdadeiramente quando posta em francês. A Voltaire não consta que alguma vez faltasse a «expressão exacta». Se previam que lhes ia faltar a «expressão gaulesa exacta», optassem logo pelo «britânico», segundo o próprio Jorge Luís Borges, que sabia do que falava, uma língua boa para a poesia, mas nevoenta na prosa. Agora inverteram-se as qualidades? Que aconteceu? — Bárbaros e barbarização crescente!
    — Montexto

    ResponderEliminar
  2. Anónimo5.3.11

    Acho que o artigo não se devia chamar «O terrorista intelectual» mas «O terrorista intelectual entrevistado pelo terrorista linguístico».

    ResponderEliminar
  3. Anónimo5.3.11

    Estamos no séc. XXI, não sei como vai ser... Mas, no que o pariu, esse título seria pleonástico: «intelectual» foi quase sempre sinónimo de «terrorista». Por isso, o grande Nelson (refiro-me desta vez ao Rodrigues), se lhe chamassem intelectual, saía a respostada: «Intelectual, eu?! Intelectual é você!»
    — Mont.

    ResponderEliminar