10.7.08

«Solarengo» e «música orelhuda»

Depois conto


      Há erros persistentes. Como as nódoas. Na Ípsilon, precisamente: «Com o Verão, vêm os “blockbusters e as comédias românticas. […] O filme baseado na extensa banda sonora orelhuda* do grupo sueco contém 24 números musicais filmados numa Grécia solarenga» («“Mamma Mia”: quando os Abba voltam a atacar», Público/Ípsilon, 27.6.2008, p. 4). «Solarengo, adj. Relativo ou pertencente a solar (casa ou herdade nobre).│Que é moradia solar ou tem o aspecto de solar.│Que vive em solar; que é dono de solar.│ S. m. Senhor de solar.│Aquele que, como serviçal ou lavrador, viva no solar ou herdade de outrem» (Grande Dicionário da Língua Portuguesa, coordenado por José Pedro Machado).
      A pressa justificará tudo? Vou agora testar a teoria indo trabalhar como revisor, durante algum tempo, lá para o final do dia, para a melhor publicação desportiva. Ah, está informado: para o Record, justamente. Faltava-me esta experiência de trabalho numa redacção, com outros revisores. Depois da prática, a teoria na Booktailors, para mais um curso de Técnicas de Revisão (iniciação), em meados de Outubro.


* Nesta acepção, que me parece simples cópia do inglês, o vocábulo ainda não está dicionarizado. Além da acepção mais óbvia, «que tem orelhas grandes», em sentido figurado significa «estúpido, teimoso».

5 comentários:

Anónimo disse...

«diz-se da música que fica no ouvido, que se recorda facilmente e que se trauteia mesmo inconscientemente»

Anónimo disse...

"Solarengo" é um erro recorrente, sim. Mas não teria sido útil publicar a palavra correcta, para os que não a saibam?

Helder Guégués disse...

Provavelmente. Contudo, já o escrevi quatro vezes no último ano.

Anónimo disse...

E a palavra é...??

Unknown disse...

Concordo que é um erro frequente. Penso que teria sido útil (ainda que pela 5.ª, 6.ª ou 1000.ª vez!...) escrever aqui a palavra correcta. Redundante? Não. Nem todos leram as intervenções anteriores sobre este assunto. Logo, partir do princípio de que «toda a gente» já sabe é, a meu ver, uma má estratégia de comunicação.