27.4.11

Léxico: «melodismo»

A mesma cantiga

      «Este ano, a cantora [Poly Styrene] chegou a editar um álbum de originais, intitulado Generation Indigo, disco que, apesar de revelar heranças da música punk que a caracterizou no final dos anos 70, também evoca algum melodismo pop e uma aproximação à estética de bandas como os Gossip ou New Young Pony Club, que em muito foram beber ao trabalho de Poly Styrene» («Uma das vozes da primeira geração ‘punk’ britânica», Diário de Notícias, 27.04.2011, p. 47).
      Mais uma vez, nem o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa nem o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora registam um termo que o Dicionário Houaiss acolhe: melodismo. Designa a preponderância do carácter melódico na composição musical.

[Post 4730]

4 comentários:

Anónimo disse...

Ou seja, algo que desertou completamente da dita música (?) clássica hodierna, e se terá refugiado na «pop».
Mas... «pop»? - «Há esta palavra "pop", a arte "pop", o "pop" isto e o "pop" aquilo. Um eufemismo apaziguador. E agora também têm a politica "pop"» (Sir
Vidiadhar Surajprasad Naipaul, em entrevista a Derek Walter, «Sunday Guardian» (Trindade), 7 de Março de 1965).
- Montexto

Anónimo disse...

Mas, tornando ao caso: impressiona a facilidade e frequência com que hoje em dia se fabricam palavras novas, - a propósito de tudo e de nada, por dá cá aquela palha.
Compreende-se: as ideias e novidades fervilham por aí, e o velho léxico não dá vazão a tanta e tamanha inventiva. E assim, por exemplo, é de recear e prever que, se na composição musical preponderar o cariz harmónico, lhe chamem «harmonismo».
Esteja atento o ladino «Houaiss», se é que já lá não consta…
- Mont.

Paulo Araujo disse...

Harmonismo provavelmente não surgirá, porque harmomia é o que menos existe na música dita 'pop'; mas daqui a pouco vamos ter 'ritmismo', o pouco que resta (apenas para fazer barulho); ruídos, não sons, como classifica a eletrônica.

Anónimo disse...

A criatividade já vai tanto de foz em fora, como diria o velho Castilho, que já chegou ao augusto legislador: «unicategorial», artigo 45, n.º 2, do DL n.º 12-A, de 2008, noticiam-me.
- Mont.