18.8.06

Confusões jornalísticas

Imagem: http://ilhadamadeira.weblog.com.pt/


Ler pode fazer mal

«Na última quarta-feira, o jovem foi com três primos, todos com idades entre os 15 e os 19 anos, colher uma planta de jardim conhecida como trombeteira, no lugarejo do Papagaio Verde, no Funchal […] Trombeteira. Nome popular: trombeta, trombeta-de-anjo, trombeteira, cartucheira, zabumba. Nome científico: Datura suaveolens L» («Chá de trombeteira mata miúdo», Rute Coelho, 24 Horas, 18.08.2006, p. 9).

«Um jovem de 15 anos morreu quarta-feira na Madeira depois de ter ingerido, com mais três amigos, um chá de “erva-de-diabo”, uma planta com efeitos alucinogénios que existe em vários jardins da região. A planta, que tem o nome de beladona, já foi enviada para um laboratório em Lisboa para ser analisada, disse à Lusa fonte da Polícia Judiciária, que garantiu estar afastada a hipótese de crime» («Erva-do-diabo mata jovem de 15 anos», Diário de Notícias, 18.08.2006, p. 20). A imagem mostra uma fotografia da beladona e tem seguinte legenda: «Erva-do-diabo pode ser fatal, mas existe em muitos jardins».

«Um rapaz de 15 anos morreu quarta-feira no Funchal, Madeira, depois de beber, com outros três jovens, um chá de ‘erva do diabo’, uma planta tóxica com efeitos alucinogénicos espalhada pelos jardins da Região» […] A legenda mostra uma imagem da datura e diz: «A ‘erva do diabo’, também conhecida por Beladona (foto ao lado), foi colhida pelos quatro rapazes na zona da praia Formosa (foto de cima), onde se terão deslocado quarta-feira de manhã para jogar futebol. Depois foram para casa onde prepararam a infusão mortal» («Chá fatal de ‘erva do diabo’», Antunes de Oliveira, Correio da Manhã, 18.08.2006, p. 9).

«A planta que terá causado a morte do adolescente madeirense é a beladona (nome científica: atropa belladona L) que, explicou à Lusa Carlos Cavaleiro, professor da Faculdade de Farmácia de Coimbra, é frequente no Centro e Sul da Europa e em África» («Adolescente morre na Madeira depois de ingerir erva-do-diabo», Kathleen Gomes, Público, 18.08.2006, p. 22).

Que o adolescente morreu não parece haver dúvidas. Os restantes adolescentes tanto podiam ser amigos como primos, podendo mesmo ser as duas coisas em simultâneo. A erva era a trombeteira ou a erva-do-diabo — os jornalistas não chegaram a acordo. O Correio da Manhã afirma que se trata, como vimos, da erva-do-diabo, mas a ilustrar o artigo está uma fotografia da datura (Datura suaveolens L). A edição online do Jornal da Madeira noticia que se trata da «“Brugmansia suaveolens”, “saia-branca”, “erva-do-diabo”, “trombeteira” e “figueira-do-inferno”, estes os nomes que são usados para identificar a planta que foi mortal para um dos quatro jovens que ingeriram chá desta flor» («Ingestão de trombeteira provoca alucinações», Carla Ribeiro, 18.08.2006). A ilustrar a notícia, uma fotografia da Datura suaveolens L, espécie que ilustra este texto.

4 comentários:

anete joaquim disse...

As confusões jornalísticas surgem, muitas vezes, devido às informações e condições em que as mesmas são dadas. Por acaso, quem escreveu essa primeira notícia no Jornal da Madeira fui eu. Era já tarde e pelas indicações dadas pelas testemunhas, por telefone, ficámos sem ter a certeza de qual a planta causadora do acidente. Bem que o fotógrafo tentou descobrir a planta em causa, mas ninguém soube dizer qual era. Optámos por colocar a foto do local. O importante, naquele dia, foi noticiar que um jovem tinha morrido pela ingestão de um chá feito com uma flor que estava em local público muito frequentado e que quase ninguém sabia ter aqueles "poderes". Honra seja feita à minha colega Carla Ribeiro que, no dia seguinte, teve de andar por onde Deus não anda para descobrir a família da vítima e convencer um dos jovens a ir à praia mostrar qual a planta que tinham usado. É que naquele sítio existem vários tipos de flor, árvores e arbustos.

ManuelaDLRamos disse...

E então afinal qual foi a planta que os jovens ingeriram?
Foi esclarecida a confusão?
Chegaram a publicar a sua fotografia?
Isso é que é agora (ou teria sido) importante.

Claro que as Brugmansia (fotos) e Datura também são venenosas; mas se a planta que provocou o envenamento foi realmente uma Atropa belladona,convinha divulgar e mostrar o seu aspecto- bem diferente das referidas anteriormente, e tambem de uma outra nao é venenosa, pertencente a um genero completamente diferente e que dá pelo nome comum debeladona.

Cordialmente

ManuelaDLRamos disse...

Envio novamente as ligações, esperando que funcionem desta vez!
Atropa belladonna
Amaryllis belladona

Helder Guégués disse...

Nunca mais se soube nada; os jornais não são muito dados a minudências e correcções.