27.12.10

Organização e género

A mesma conclusão


      O Wikileaks? A Wikileaks? Já tinha pensado nisto. Leiam o que Fernanda Câncio escreveu sobre a questão no Diário de Notícias: «A semana passada mencionei a palavra Wikileaks. Usei o feminino — pensava numa organização, numa fonte — mas quem reviu o texto alterou o género para masculino, presumo que para denominar o site. Ora o sucedido não só demonstra como se formata o discurso (e portanto a percepção) sem se admitir que, como é o caso, não sabemos bem do que estamos a falar, como está longe de ser um detalhe. Quando consideramos que Wikileaks é um site, assumimos que se trata de uma espécie de plataforma de recepção de conteúdos, um lugar sem, digamos, espessura; falar de Wikileaks como organização é designar uma estrutura, um conjunto de pessoas com história, hierarquia, perspectiva, propósitos e financiamento — que importa identificar e escrutinar. Do nosso entendimento do que é isso de Wikileaks depende pois, em português, o “sexo” que lhe conferimos» («O sexo dos wikileaks», Fernanda Câncio, Diário de Notícias, 24.12.2010, p. 7).

[Post 4238]

10 comentários:

Anónimo disse...

A discussão do sexo do ou da Wikileaks a substituir a do sexo dos anjos parece-me um bom achado e com muito futuro.
- Montexto

Anónimo disse...

Está o Montexto desmerecendo a questão? A menos que ele tenha a resposta, ou pense que tanto faz um ou outro, não me parece condizente com a postura que tanto temos visto neste blogue.

Anónimo disse...

Desmerecendo? Nem por sombras! Há lá nada mais sábio, sápido, excitante e interminável do que as cavaqueiras sobre o bom e velho sexo? Perguntai a Sigismundo Freud e Júlio Machado Vaz.
- Montexto

Franco e Suilva disse...

Porque haveria o organismo WikiLeaks de ter género feminino?
Por que motivo haveria o complexo organizacional WikiLeaks de ser do género feminino?

Inventar guerras alecrim-manjerona.

Marco Lima disse...

Concordo com o anónimo da segunda mensagem; a questão não é de somenos. A minha norma, que é apenas minha e não tem qualquer base em nada senão nos meus gostos, é a seguinte: quando se trata de um site ou serviço, uso o masculino; quando se trata de uma empresa ou entidade, o feminino.

Assim, por exemplo, "o" Google é o meu motor de busca, mas "a" Google é a empresa de que eu gostaria de ter comprado acções há dez anos...

Por esta norma, eu diria "o" Wikileaks. Mas estou aberto a outras opiniões mais fundamentadas...

Anónimo disse...

Por que haveria o organismo Wikipédia de ter gênero feminino?

Anónimo disse...

Anónimo do sexto comentário - a Wikipédia é uma enciclopédia. Enorme bizarria seria tratá-la no masculino.

Anónimo disse...

A Wikileaks está sendo tratada no gênero feminino no texto reservado a ela na Wikipédia.

Anónimo disse...

Se levarmos em conta que o objecto da Wikileaks é revelar informações confidenciais, quebrar segredos, provocar intrigas e propagar boatos, só faz sentido atribuir-lhe o género feminino. Não tenho qualquer dúvida sobre este assunto.

Anónimo disse...

Há sempre alguém que consegue ver claro. Mais uma vez: nem tudo está perdido.
- Montexto