31.12.10

Selecção vocabular

Para nada


      «O Partido Comunista Cubano terá em Abril um novo congresso (os conclaves deviam ser de 5 em 5 anos, mas não se realiza um desde 1997) destinado a preparar Cuba para a próxima geração e uma nova fase política. A documentação de medidas de modernização económica mostra que o regime de Raúl Castro deve optar por um modelo de empresas públicas com dimensão e autonomia, em paralelo a um sector privado de microempresas» («Regime cubano perdoa última condenação à morte», Luís Naves, Diário de Notícias, 30.12.2010, p. 25).
      Se bem que alguns dicionários acolham a acepção, em sentido figurado, de reunião para se discutir algo, a acepção que logo nos acode à mente é a de reunião do colégio dos cardeais, com o fim de elegerem um novo papa. Acresce que, no artigo do Diário de Notícias, o vocábulo não é sequer necessário.

[Post 4257]

1 comentário:

Anónimo disse...

Mas, como aqui também se trata de religiosos de uma nova religião, não só se tolera, mas até se admira a ousadia, perspicácia e subtileza do jornalista, que, se foi impensada, ainda é mais significativa: ter-lhe-á fugido a tecla para a verdade. (O velho Freud há-de explicar isso. Na «Psicopatologia da Vida Quotidiana», talvez.)
- Montexto