5.1.11

Topónimos

Aqui não


      Na boa senda, mas não neste caso: «A maior parte dos refugiados reinstalados em 2010 são mulheres sós ou acompanhadas de filhos menores e agregados familiares, alguns deles com necessidades médicas especiais. São pessoas que fugiram dos países de origem, por razões políticas ou devido a conflitos armados, para a Ucrânia, Síria, Líbia, Bielorússia e Moçambique. As autoridades destas nações não estavam em condições de garantir “aos refugiados uma protecção adequada e duradoura”, diz um comunicado do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF)» («33 refugiados é recorde no programa de reinstalação», Céu Neves, Diário de Notícias, 4.01.2011, p. 16).
      A grafia correcta é Bielorrússia. Segue, pois claro, as regras comuns da ortografia portuguesa. É erro muito encontradiço, vá-se lá saber porquê.

[Post 4277]

3 comentários:

Anónimo disse...

Sem ironias, Helder: quem se lhe mete pelos olhos dentro, ou melhor, pelos ouvidos, a acofonia de «Que AGOra» não devia implicar com a de «POR RAzões»?
- Montexto

Helder Guégués disse...

Pois é, Montexto, eu bem preveni: o revisor antibrasileiro é que é infalível em não deixar escapar essas cacofonias. Eu só me esforço, e vou escorregando, e o Montexto nem sequer liga. Ou não ligava.

Anónimo disse...

Bem.
- Mont.