6.3.11

«De forma a/por forma a»

Sendo assim

      «Por forma a» ou «de forma a»? Responde Sara Leite: «O problema — que não é um verdadeiro problema — está na escolha entre uma e outra, quando o objectivo é usar correctamente a nossa língua: é que a locução de forma a é desaconselhada pelos puristas, que a consideram um galicismo desnecessário (ver Ciberdúvidas) mas, por outro lado, a expressão por forma a ainda não foi dicionarizada, portanto também não será 100% correcta, se quisermos ser completamente rigorosos.»
      Ai isso é assim? «Não foi dicionarizada, portanto também não será 100% correcta»? Para sermos rigorosos, cara Sara Leite, há outras formas de dizer o mesmo.

[Post 4530]


6 comentários:

Anónimo disse...

Com que então, as novíssimas mentes brilhantes distinguem diferença apreciável entre «de forma a» e «por forma a»? Olhos de lince a enxergar como toupeiras!
Pois conste muito simplesmente que não há nenhuma, e que são ambas escusadas e condenáveis. E não se lhes dêem mais voltas, que já trescalam que baste.
— Montexto

Anónimo disse...

Curiosidade ou história de proveito e exemplo ou fia-te de um só dicionário e não verifiques...
O emprego do vocábulo «temporão» por Fernando Venâncio, aqui, em comento recente, levou-me a avivar o seu significado exacto: para mim, em princípio algo que sucede antes da sazão própria; ex: figos temporões sempre ouvi chamar aos primeiriços.
Pois bem, o Dic. Aulete Digital regista o significado de «tardio», diametralmente oposto ao do Priberam em linha, de «precoce», só este corroborado pela Infopédia, pelo Dic. da Acad. das Ciências de Lx, de 2001, e já pela 1.ª ed. do Morais, 1789.
Mais: o Aulete Dig., depois de apontar o significado de «tardio» a «temporão», regista a propósito de «lampo»: «diz-se do fruto que vem antes do tempo; TEMPORÃO. Diz-se de uma qualidade de figos brancos que são os primeiros a amadurecer.» — Decide-te lá, Aulete: tardio? antes do tempo? ambos? Tira-me desta perplexidade e angústia.
«Moraleja»: para qualquer palavra menos usual, consulta só um dicionário, consulta, mas depois não te queixes... Pluralismo também aqui (para não repetir a do todos necessários, nenhum suficiente).
— Montexto

Bic Laranja disse...

Pois há; basta uma preposição.
Cumpts.

Paulo Araujo disse...

O Houaiss e o Aurélio, para não citar outros, dão ao termo o significado de algo que ocorre fora do tempo previsto, seja antes, seja depois. No Brasil é, entretanto, mais usado para dasignar o que acontece depois do tempo previsto: um filho tenmporão é o que nasce muito tempo depois do anterior, ou o primogênito que nasce muito termpo do casamento. O Aulete, em fase de renovação, registra o temporão antecipado na versão original (impressa), que não consta da versão renovada (apenas digital).

Anónimo disse...

Em suma, o confusionismo já chegou aqui.
- Montexto.

Paulo Araujo disse...

designar e temporão, corrigindo.