6.5.11

Concordância verbal

Oiçam esta

      Depois de ter dito que «malabarismo» veio de Malabar, a região na costa ocidental da Índia e dos seus habitantes, Mafalda Lopes da Costa entrou na substância do conceito: «Inicialmente, a definição de “malabarismo” remetia apenas para a prática de determinados movimentos de contorcionismo e de jogos de grande destreza física como, por exemplo, manejar vários objectos ao mesmo tempo, como se podem ver fazer nos circos» (Lugares Comuns, Mafalda Lopes da Costa, Antena 1, 3.05.2011).
      Numa locução verbal formada por um verbo modal (poder, neste caso), a concordância verbal é feita obrigatoriamente entre o verbo modal, o único que deve concordar em número e pessoa, e o sujeito. E qual é, na frase, o sujeito? Querem ver que é o sujeito da oração anterior, da subordinante?
      E quem escreveu no sítio do programa «Fazer Malabarismos e os Conturcionistas»? Em contorções, nas vascas da agonia, fica a língua com estes desmazelos. Todos os problemas ortográficos, comparados com este erro, são nada.

[Post 4754]


4 comentários:

Anónimo disse...

Para mim, erros ortográficos são até os mais desculpáveis; não assim os de sintaxe.
- Montexto

Anónimo disse...

O que está no sítio do programa é «Fazer Malabarismos e os Conturcionistas» (com «os» depois de «e»). Não bata muito neles, Helder, coitados, apenas fizeram confuzão. Corrijo: confução. Vem, claramente, de Confucionismo. Este, chegou-nos da China, não da Índia.
RS

Helder Guégués disse...

Para servir de escarmento.

Francisco Agarez disse...

É pena que este blogue não seja frequentado pelo Mário de Figueiredo, Provedor do Ouvinte da RDP e um homem que de há muito dá atenção aos problemas da Língua Portuguesa.