Três erros no DN (29.1.2006)
«Temperaturas glaciares». Texto inserto na última página. «Desabamento na Polónia faz 12 mortos e 100 feridos». «As temperaturas glaciares que tem [sic] assolado desde há dez dias a Polónia poderão agravar a situação dos feridos.» «Glaciar» é substantivo. A qualificar o substantivo «temperaturas» deveria estar um adjectivo. «Glaciais» ou «polares», por exemplo, como se lê na página 23 também a propósito da vaga de frio que assola a Europa.
«Mal cheiroso». Pode ler-se no texto «Burros de Miranda levam animação à Baixa de Lisboa», na página 32. Vá-se lá saber porquê, há uma obstinada tendência de se escrever incorrectamente a palavra «malcheiroso». Sim, o Mal também é cheiroso: a enxofre, ao que parece.
Pontuação incorrecta. «Como coordenador, Vítor Encarnação, veio hoje acompanhar apenas a campanha durante umas horas.» É a frase, mal pontuada, do texto da página 22. Nunca se separa por vírgula o sujeito do predicado, nem este dos seus complementos. A não ser, é claro, que exista, entre o sujeito e o predicado, uma oração intercalada. Apesar da liberdade que a língua portuguesa nos dá, não podemos mudar tudo a nosso bel-prazer. O segmento «como coordenador» tem a função de aposto (1), pelo que deve ter aquela vírgula a separá-lo do sujeito, «Vítor Encarnação». A vírgula que se segue ao sujeito é que está incorrecta. Se pospusermos o aposto ao sujeito, como é mais habitual, vemos logo que não podia estar ali aquela vírgula:
«Vítor Encarnação, como coordenador, veio hoje acompanhar apenas a campanha durante umas horas.»
«Vítor Encarnação veio hoje acompanhar, como coordenador, apenas a campanha durante umas horas.»
(1) O Prof. Cláudio Moreno, a quem agradeço, lembrou-me que Celso Pedro Luft, na sua Moderna Gramática Brasileira, escreve: «O aposto pode vir precedido de como, a saber ou expressões parecidas (=pré-apositivas): O mestre, [como guia da juventude], deve levar vida exemplar. Convém reter duas coisas, [a saber: as causas da revolução e suas conseqüências]. O resto, [isto é, a cabeça, os olhos e o nariz], foi ela quem pintou.»