4.4.06

Etimologia: «placebo»

Talvez não me agrade…


      A tentativa canhestra de o 24 Horas explicar o que é um placebo fez-me rir um bom bocado. Leia-se: «No ensaio participaram oito homens, mas dois deles tomaram um placebo — um produto inofensivo. Foi essa a razão pela qual não sofreram quaisquer efeitos» («Até parecia o Homem-Elefante», 16.3.2006, p. 55). Tinham espaço e a oportunidade de explicar do que se tratava, mas não o fizeram. Fiz um périplo pelos meus dicionários: poucos registam o vocábulo, para meu espanto. A definição que mais me agrada é a do Houaiss (e pensar que nos anos 80 mandei uma carta ao académico a desancá-lo! Bem fez o homem em não me responder).

placebo s. m. MED preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição de um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reacções, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.


      A notícia refere-se, lembrar-se-ão, aos seis voluntários ingleses que decidiram, a bem da humanidade e da sua própria conta bancária, participar num ensaio clínico de um medicamento contra a artrite reumatóide e a leucemia, conhecido como TGN 1412. «Placebo» é a primeira pessoa do singular do futuro do verbo latino placere: agradarei.

Sem comentários: