20.9.06

Regência do verbo precisar

Está certo no Brasil

«Não precisa correr para garantir chegada a Castro Verde a horas de visitar o Tesouro da Basílica Real, sendo que Beja (a menos de 30 quilómetros pelo IP2) pode ser o local ideal para pernoitar» («À descoberta de tesouros alentejanos», Roberto Dores, Diário de Notícias, 20.09.2006, p. 34). O verbo precisar, pelo menos em Portugal, é regido da preposição de: «preciso de comer», «preciso de bons dicionários», etc. No Brasil, é comum e tida como correcta a forma não preposicionada. Como o Diário de Notícias se publica somente em Portugal, deve ater-se — e dar formação aos seus jornalistas que aborde estes aspectos — às normas vigentes.

3 comentários:

Unknown disse...

Então, "preciso de fazer alguma coisa" está correto no português do Brasil? Porque essa forma soa bastante estranha aos ouvidos de muitos alunos que escutam seu professor dizer a toda hora: -preciso de administrar, preciso de tomar cuidado... Ao menos no Brasil isso soa enfadonho.

José Augusto disse...

Sou brasileiro. Se digo por aqui,preciso de um garfo - tudo bem. Porém se falo "preciso de sair", meu filho que é estudante universitário me reprova. Gostaria de ouvir suas opiniões , pois estou meio confuso.

wagner bandeira disse...

Se vc morar em Goiás ou Minas, ouvirá constantemente o "preciso de fazer algo".