7.7.07

Está bem?

Obrigado

Ao passar por uma rua aqui em Benfica, vejo uma engomadaria com um nome que é um achado: Passar Bem!, a saudação brasileira. Por associação de ideias, lembrei-me do meu pai, que cumprimentava sempre as pessoas com um «está bem?», e não o, agora comum, «está bom/boa?». Lembrei-me depois de ter lido algo sobre o assunto em Pedro da Fonseca — não o Aristóteles Lusitano, de Proença-a-Nova, mas o padre Pedro da Fonseca, de Vide-entre-Vinhas, autor de um estimável (mas a precisar de uma revisão tipográfica profunda, não se podendo fazer um expurgo anti-reaccionário) Venha Comigo Aprender Português, publicado em 2002. «“Bom ou mau”, referido a pessoas, denotam, por certo, qualidades morais, boas ou más. Trata-se, pois, de comportamento ou de sentimentos. Saudando alguém, não temos em vista as suas qualidades ou atitudes, como também os sentimentos pessoais. Indagamos, sim, da maneira como vive… se tudo corre bem ou então vai mal. Em razão disto, a forma correcta é a seguinte: Está bem? Está mal?» (p. 7 da obra citada).

4 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada meu querido amigo! Fiquei contentíssima com a sua explicação, incomoda-me e muito, ouvir as pessoas se cumprimentarem de tal maneira.
Os meus sinceros agradecimentos e parabéns pela sua persistência.

Francisca Simões

Helder Guégués disse...

Cá continuo, hirto e firme.

um dois três experiência disse...

Caro Hélder, vim parar ao seu blog ao procurar os significados dos diversos objectos e instrumentos que pertencem ao universo equino, e, na infinita lista que compõe o glossário sobre o tema, gostaria que me pudesse dizer, caso saiba, o nome que se dá à peça que é usada para tapar a vista lateral dos cavalos e que usualmente chamam de "pala".Estou a pensar em conceber uma pala para uso humano para um projecto plástico, e se me pudesse ajudar ficaria imensamente grata.

Helder Guégués disse...

São os antolhos, que eu já sabia faltar no glossário. Que, ainda assim, vai crescendo paulatinamente.