27.2.08

Acordo Ortográfico

Resolvam-se

“Gosto da minha língua tal qual a escrevo, mas não posso impor a 150 milhões de pessoas os meus gostos pessoais. Mas recordo que aprendi a escrever mãe com ‘e’, depois mandaram-me escrever com ‘i’ e depois voltaram a mandar escrever com ‘e’, quando a mãe era sempre a mesma”, sublinhou Saramago» («Acordo Ortográfico. José Saramago critica impasse», Global, 27.2.2008, p. 6).

2 comentários:

Ana Carneiro disse...

O meu nome é Ana Carneiro e sou tradutora. Frequento o seu blog quase diariamente e, além de me divertir bastante, farto-me de aprender coisas novas.
Peço-lhe desculpa pela maçada, mas seria capaz de me indicar um bom dicionário Português>Inglês, Inglês>Português? Tinha a Diciopédia que, a maior parte das vezes, me deixava frustradíssima porque não respondia a metade das minhas perguntas. Além disso não funciona com o Windows Vista. Descobri para meu grande espanto (e fúria) que nos dicionários Michaëlis que tenho faltam páginas (e muitas). Infelizmente já não tenho a factura para reclamar...
Por isso, se me indicasse um bom dicionário muito grata ficaria.
Obrigada pelo seu tempo.
Ana

Helder Guégués disse...

Viva, Ana
Como tão frequentemente sucede, não há nenhum dicionário perfeito ou sequer aproximadamente perfeito. Logo, o que faço e recomendo é ter bons dicionários unilingues, alguns bilingues e muita leitura.
Cumprimentos,
Helder Guégués