4.3.08

O que se diz na rádio

Promessas

Nos jornais gratuitos já tinha visto isto. Hoje, ao ouvir um noticiário na Antena 1, tomei plena consciência da dimensão da nova tendência. Na informação meteorológica, jornais e rádio já não falam de previsões, mas de «promessas». «No final da tarde, conforme prometido, registar-se-ão ventos fortes no litoral norte.» Prometido por quem, valha-me Deus? Quem pode prometer seja o que for nesta matéria? São Pedro? São previsões, senhores jornalistas, e previsões não são promessas. Mas a RDP e a RTP não tinham estabelecido com o Ciberdúvidas um protocolo para um serviço de consultoria linguística permanente? E então?

2 comentários:

luisch disse...

Acabo de ver o seu comentário ao meu post e acabei por dar uma vista de olhos ao seu blog. A pertir de agora tem um leitor assíduo; acho este tipo de questões extremamente interessantes.

Anónimo disse...

Você está em Lisboa, Helder. Certo? Aqui no Brasil, acho eu, que jamais eles, os jornalistas e coisa e tal, usaram a palavra promessa para informar o tempo.