23.11.08

O plural de «Verão»


As quatro estações


      «Nesta cidade alemã, a lenda é representada todos os verões, mas agora, em pleno século XXI, a história de fantasia tornou-se realidade» («Hamelin invadida por ratos: da lenda à vida real», P. V., Diário de Notícias, 19.11.2008, p. 28).
      Perguntam-me de vez em quando se o plural de «Verão» se escreve com minúscula. Vejamos. Verão é um substantivo próprio, não é assim? Ora, os substantivos próprios têm pelo menos três características: escrevem-se com maiúscula inicial, não mudam de género nem de número. Contudo, se temos mesmo de pluralizá-los, como é o caso, não vejo porque teremos de grafá-los com minúscula, pois a pluralização não os transforma de substantivos próprios em substantivos comuns. Assim, o plural de Verão é Verões, como de João é Joões. Com o Acordo Ortográfico de 1990, os nomes dos dias, meses e estações do ano escrever-se-ão com minúscula: segunda-feira; outubro; primavera.
      «E as horas na caça-submarina nas águas da costa alentejana, os Verões como nadador-salvador, os anos como futebolista avançado no Odemirense, Desportivo de Lagos e Ourique Desportos Clube» («O fiscal que um dia percebeu que é maior que o Alentejo», Raquel Moleiro, Expresso, 15.11.2008, p. 17).

Actualização em 18.04.2010


      Um exemplo: «Tinha-se a impressão de que o espírito de Ernest estava algures, já a vaguear pela noite, sete Verões mais à frente, na altura em que deixaria o seu lugar de jardineiro dos Tallis e abandonaria a casa de madeira, sem bagagem, sem sequer um bilhete de despedida em cima da mesa da cozinha, deixando a mulher e o filho de seis anos a pensarem nele para o resto da vida» (Expiação, Ian McEwan. Tradução de Maria do Carmo Figueira e revisão de Ana Isabel Silveira. Lisboa: Gradiva, 5.ª ed., 2008, p. 100).



1 comentário:

Xavier disse...

deve-se escrever Joões (com letra maiúscula) ou joões (com letra minúscula)? Obrigado desde já.
Luís J
Porto