29.4.09

Siglas e acrónimos (I)


Olha, olha…

      Venho observando, com alguma estranheza, como ultimamente se encaixam nas siglas umas letrinhas minúsculas. AdP, BdP, e por aí fora… «O Grupo Águas de Portugal (AdP) vai criar uma rede própria de abastecimento energético a partir de fontes renováveis, soube o Jornal de Negócios» («AdP entra nas renováveis para reduzir 1/3 de custos de energia», Tânia Ferreira, Jornal de Negócios, 8.5.2006, p. 4). «A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e o Banco de Portugal (BdP) vão reforçar a cooperação na supervisão financeira a vários níveis, incluindo a troca de informação estatística, o planeamento articulado de acções e a formação de equipas conjuntas» («BdP e CMVM reforçam supervisão do sector» Meia Hora, 27.2.20008, p. 8). Na sexta-feira passada, foi a vez de Miguel Esteves Cardoso, na sua crónica no Público, se meter com o abstruso acrónimo do Museu do Design e da Moda: «No mundo das letras, a liberdade é maior. Mas também há regras. As siglas podem fazer um bocadinho de batota para ficarem mais memoráveis e mais giras — mas só um bocadinho. A pseudo-batotinha [sic] genial do MoMA é incluir o “of” na sigla do Museum of Modern Art (afinal um excesso de honestidade) e sinalizá-lo com uma minúscula. Assim, em vez do tédio que seria MMA, realçaram graficamente o acrónimo e transformaram-no numa sigla pronunciável com uma bela ressonância freudiana.
      Por cá o nosso prometedor Museu do Design e da Moda, inevitavelmente fã da sigla MoMA, levou as coisas longe de mais e surge com uma sigla que é, em termos literários e de design, inaceitável. O resultado são títulos como o do PÚBLICO de ontem, que criou em mim uma expectativa falsa: Mude com Antestreia a 22 de Maio, prometia. E eu, sempre disposto a mudar através da Arte, lá fui saber se Antestreia era um filme, uma peça ou um livro.
      Mas afinal Mude era um acrónimo. Do Museu do Design e da Moda. Do MdMedM. Ou do MDM. Agora Mude? Com as últimas três letras em caixa baixa? Só porque o mundo da moda e do design é feito (bocejo) de mudança? E aquele U — foi sacado de que cu? Ca ganda lata» («What a lata!», Miguel Esteves Cardoso, Público, 24.04.2009, p. 37).


4 comentários:

Anónimo disse...

Não devia ser MdDedM em vez de MdMedM? Deve ser gralha.

Helder Guégués disse...

Sim, acho que é gralha.

Anónimo disse...

Nos Estados Unidos, em alguns departamentos, o “of” também foi incluído em suas siglas:
“U. S. Department of Defense” é o DoD;
“U. S. Department of State” é o DoS;
“U. S. Department of Commerce” é o DoC;
“U. S. Department of Energy” é o DoE.

margarida baldaia disse...

Para Museu de Design e de Moda, têm um logótipo bem feioso...