22.7.09

Léxico: «tubo-ladrão»

O bom ladrão

«Desidério Silva [presidente da Câmara Municipal de Albufeira] salientou que, apesar de a ruptura se ter verificado ao domingo, “foi possível mobilizar cinco limpa-fossas, a trabalhar em permanência, impedindo que o efluente chegasse à praia”. Por outro lado, acrescentou, na zona existe um [sic] “um tubo-ladrão, que desagua a cerca de 50 metros da costa — uma válvula de escape para o mar”» («Praias de Olhos de Água e Maria Luísa, no concelho de Albufeira, interditas a banhos», Idálio Revês, Público, 21.07.2009, p. 27). As banheiras, os lavatórios, os aquários, os frigoríficos, por exemplo, costumam ter um tubo-ladrão. É como que uma válvula de escape, a que se deu este nome bem sugestivo, que os dicionários ignoram. A designação também é usada correntemente no Brasil.

2 comentários:

Alberto Martinet disse...

Desconhecia o fato de 'tubo-ladrão' ser designação usada correntemente no Brasil.

Temos, isso sim, 'ladrão' para designar o dispositivo que deixa escoar o excesso de líqüido de um reservatório qualquer.

E usamos ainda a palavra 'emissário' que, pela precisa definição do Aurélio, é "parte de uma rede de esgotos sanitários e/ou pluviais que se destina a conduzir, da galeria final ao local (único) de lançamento, os materiais recolhidos pela rede."

Não seria nosso 'emissário' vosso 'tubo-ladrão'?

Atenciosamente.

Helder Guégués disse...

Caro Alberto Martinet,
Não, tubo-ladrão e emissário não é o mesmo.