4.9.09

Léxico: «espeleossocorro»


Grutas e poços

      Em Sanfins, Paços de Ferreira, dois homens, pai e filho, morreram num poço. Chamados ao local, os Bombeiros de Freamunde tentaram salvar as vítimas. Um bombeiro, contudo, apesar de estar munido de equipamento de respiração artificial, desmaiou. O Correio da Manhã entrevistou um técnico de espeleo-socorro, António Eusébio, que garantiu que por falta de oxigénio não foi, pois mesmo a profundidades superiores não falta oxigénio. Parece ser a adaptação para português da expressão francesa spéléo secours. A língua francesa usa a redução spéléo de spéléologie, que é simultaneamente elemento de formação, como em spéléonaute. Tal como o leitor Franco e Silva, também sou de opinião, face às regras explícitas do Acordo Ortográfico de 1945, que a melhor grafia é espeleossocorro, e não a que foi usada no texto citado.

6 comentários:

zoto disse...

Não deveria haver ali um acento?

Anónimo disse...

Se "espeleologia" não tem acentos...

Franco e Silva disse...

Nós diríamos ESPELEOSSOCORRO e ESPELEOSSOCORRISTA, uma vez que a regra geral na composição de palavras é a aglutinação dos seus componentes (excepto se a hifenização, nomeadamente com prefixos e semelhantes, estiver definida excepcionalmente pelo A.O. (1945), base XXIX).
Outros exemplos:
HIGIOSSANITÁRIO, SUBSIDIODEPENDÊNCIA, TOXICODEPENDÊNCIA, SOCIOPROFISSIONAL,
CEFALORRAQUIDIANO, TRAQUEOBRONQUITE, SELENOTOPOGRAFIA,
CUBITORRADIAL, DORSOLOMBOCOSTAL, ESPECTROFOTÓMETRO, LINGUODENTAL, MAXILODENTAL, MUSCULOMEMBRANOSO, PULMOTUBERCULOSO, TIBIOTÁRSICO, VISICORRECTAL.
Leia-se na página 250 do "Tratado de Ortografia da Língua Potuguesa", de Rebelo Gonçalves, Atlântida (Coimbra, 1947):
«2) É inadmissível o uso de hífen nos compostos em que um elemento de origem substantiva, proveniente do grego ou do latim e terminado em «o», se combina com um ou mais elementos substantivos ou adjectivos. Em tais compostos faz-se sempre a união completa dos elementos iniciais aos imediatos.» e ainda em nota « (4) União que em muitos casos deixa íntegros os elementos, mas que noutros determina alterações: ... c) duplicação do «s» inicial de um elemento, quando fica entre vogais.»

Helder Guégués disse...

Não pode ter acento. A melhor grafia é, sem dúvida, espeleossocorro.

Reinaldo Baptista disse...

Muitas das vezes pode existir oxigénio, mas a atmosfera pode existir outros gases nocivos, gazes muitas das vezes criados por decomposição de matéria orgânica, como algas e animais mortos, por isso os bombeiros portugueses sabem que qualquer socorro em poços ou em condutas é obrigatório usar ARICAS ou proceder antecipadamente uma renovação da atmosfera com injecção de ar.

Casos idênticos são frequentes ultimamente

Helder Guégués disse...

Gases. Quer explicar-nos o que são ARICAS?