28.12.09

Estado: uso da maiúscula

Por exemplo


      Mesmo que eu concordasse — e não concordo — que se escreva «Estado» com inicial minúscula quando seguido de «complemento toponímico»*, como se defende no Livro de Estilo do Público, o que vejo na prática do dia-a-dia é que nem sequer o próprio jornal segue a regra. Por outro lado, argumentemos, e se entre a palavra «Estado» e o «complemento toponímico» se intromete outra palavrinha? «Americano», por exemplo. A regra mantém-se? Aliás, todos conseguimos imaginar frases em que a palavra «Estado» está tão distante do «complemento toponímico» quanto nos apetecer. E, nesses casos, já não estarão seguidas.
      «O objectivo seria apelar ao nacionalismo mexicano — recordando tempos em que partes dos territórios que constituem os actuais estados americanos da Califórnia, do Oregon, do Novo México, do Texas, do Arizona, do Utah, do Colorado e do Wyoming pertenciam ao México» («Vodka Absolut retira anúncio com mapa da América do Norte em que o México ocupava o Sudoeste dos EUA», Pedro Ribeiro, Público, 10.4.2008, p. 23).
      «O jornal nigeriano This Day contou ontem que o velho banqueiro se iria reunir dentro de algumas horas com aqueles mesmos serviços. Enquanto isso, no Estado norte-americano do Michigan o suspeito terá de se explicar sobre a razão do seu acto, com o qual pouco mais conseguiu do que queimar-se a si próprio» («Nigeriano tentou deflagrar uma bomba em voo para Detroit», Jorge Heitor, Público, 27.12.2009, p. 10).
      Que a regra anda por aí, como tantas outras, mal interpretada, salta à vista, pois mesmo quando se não segue o complemento patronímico, continua a ser grafada com minúscula. Como no Diário de Notícias: «Eva Mendes manteve relações em todos os estados americanos» (Davide Pinheiro, Diário de Notícias, 23.08.2008, p. 59).





* «3. Os substantivos que designam organização política ou social, como: condado, ducado, grão-ducado, principado, império, monarquia, nação, país, reino, república; ou que designam organização administrativa ou político-administrativa, como: aldeia, cantão, cidade, concelho, departamento, distrito, estado, freguesia, lugar, província, território, vila, etc., quando seguidos de complementos toponímicos: condado de Barcelona, estado de Nova Iorque, província do Ribatejo, concelho da Maia


[Post 2941]

Sem comentários: