15.1.10

Beta-carbono/betacarbono

Novamente


      «Esta mostrou que o nitreto de beta-carbono (beta-C3N4) estaria a um nível acima dos restantes» (Quantas Ovelhas São Precisas para Fazer Uma Camisola?, Paul Heiney. Tradução de Alexandra Cardoso e revisão de Benedita Rolo. Lisboa: Academia do Livro, 2009, p. 160).
      A propósito da grafia beta-aminóide, escrevia aqui o leitor Franco e Silva: «Quanto a alfa-, beta-, gama-, delta-, etc., consideramos a situação diferente: a palavra não representa exactamente um prefixo, mas a transcrição de uma letra grega, justificada pela dificuldade tipográfica de a escrever (e substituindo-a, pois, pelo seu nome, alternativamente). Isto é, pode equivalentemente escrever-se α, β, γ, etc., seguida de hífen e posteriormente qualquer outra palavra (comece por que letra comece, vogal ou consoante) desde que isso seja tipograficamente possível.
      Teríamos, assim, alfa-aminoácido, alfa-lactona, beta-aminóide, beta-caroteno, etc. (ou, alternativamente, β-aminoácido, β-lactona, β-aminóide, β-caroteno, etc. Embora este caso não seja focado no Tratado de Ortografia da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves, nem no seu Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, é-o assim considerado no Aulete Digital.»
      Não é exactamente um prefixo — mas funciona como tal. Veja-se o que regista o Dicionário Houaiss a propósito de alfa-: «[alfa- como prefixo] é a letra inicial do alfabeto grego, como equivalente, numa ordinalidade, a 'primeiro'; quando se faz uso da letra propriamente dita, é ela seguida de hífen; quando, porém, sem rigor terminológico ou por frequência de uso corrente, se usa da palavra com seu significante escrito por extenso, este se aglutina ao elemento verbal seguinte, inclusive com ocorrências de crase ou sinalefa: alfaaglutinação/alfaglutinação;alfa-hemoglobina/alfa-emoglobina/alfemoglobina».
      É por razões gráficas, tão-somente, que se usa hífen se usarmos as letras gregas. Quando se usa a palavra por extenso, aglutinam-se os elementos. É o que eu faço e recomendo, com uma excepção: se o último carácter do primeiro elemento for o mesmo do primeiro carácter do segundo elemento, uso hífen. Neste caso, escreveria betacarbono. É esta também a opção do VOLP da Academia Brasileira de Letras.


[Post 3024]

Sem comentários: