21.1.10

Léxico: «castanholas»

Porque fazem barulho?


      «A embarcação e o colete que tinha, bem como um remo do barco e castanholas (que servem para assinalar a mudança de direcção) foram encontradas por um pescador a três quilómetros do local do acidente» («Cai ao rio Paiva a fazer rafting», Ana Isabel Fonseca, Correio da Manhã, 17.1.2010, p. 15).
      Não encontrei esta acepção registada nem, observada a imagem das castanholas no Correio da Manhã, a etimologia permite explicar a designação. Talvez algum leitor possa esclarecer-nos.

[Post 3042]

2 comentários:

Paulo Araujo disse...

Estranha é a explicação de que as castanholas servem para 'assinalar a mudança de direção'. Aqui conhecemos como 'castanha' (está no Houaiss e no Dicionário Marítimo Brasileiro) e na Galicia e Minho-Douro como 'castanhola'. Não é pelo barulho, pois o formato é que dá esse nome. Quando muito pode se imaginar que as castanhas ou castanholas na borda de uma embarcação direcionam os remos, apoiam os remos. Ver os sítios galego e português:
www.culturamaritima.org/files/Revista-Poio-2001.pdf, página 23 e www.culturamaritima.org/files/ardentia2/ardentia2-Baptista.pdf, página 6. Imaginem um 'U' feito com o polegar e o indicador.

Helder Guégués disse...

Muito obrigado pelo seu esclarecimento, caro Paulo Araujo.