16.2.10

Elemento de composição supra-

Supra-sensível


      «O porta-voz do Exército explicou que o inquérito aberto pela PJ Militar visa apurar as causas em que aconteceu o incidente e descobrir o que falhou na altura de verificar se a câmara da pistola ainda tinha munições. “A ocorrência é estranha e anormal, mas tudo indica que seja acidental. Ainda assim, é importante que a situação seja averiguada por uma instituição independente e supra Exército como é a Polícia Judiciária Militar.”» («Polícia Judiciária Militar investiga morte de cadete», Romana Borja-Santos, Público, 16.2.2010, p. 6).
      Mesmo num dicionário como o Houaiss, supra aparece apenas como advérbio a significar acima, «usado para indicar trecho da mesma página, mais acima, ou de página(s) anterior(es)». Supra- é um elemento de formação de palavras e liga-se por hífen ao elemento seguinte quando este começa por vogal, h, r ou s. Logo, supra-Exército. Por outro lado, que é isso de o inquérito visar «apurar as causas em que aconteceu o incidente e descobrir o que falhou»?

[Post 3147]

1 comentário:

Anónimo disse...

Deixando de lado a língua portuguesa, para fixar-me no acidente que vitimou um cadete na Academia Militar.
O disparo acidental, em uma unidade do Exército, é inadmissível!
Ocorreu quando outro cadete manuseava uma pistola Glock, para verificar se existia munição na câmara, exatamente numa arma que dispõe de registro de segurança que indica essa situação.
Vão apurar que o responsável pelo acidente foi o laxismo (no sentido de relaxamento, desprezo, pouca atenção e cuidados para com determinada situação).

Comentário do Benévolo, do Brasil