11.2.10

«Solução de continuidade»

Críticos mas justos


      Na emissão de ontem do programa Directo ao Assunto, na RTPN, Emídio Rangel, que defende o Governo e Sócrates como ninguém (nem os socialistas) no País, ainda teve tempo de elogiar o discurso em que Paulo Rangel anunciou a candidatura à liderança do PSD. Pois a mim não me pareceu nada de memorável, bem pelo contrário. Com os adjectivos, previsíveis e bem-comportadinhos, a ampararem, simples ou aos pares, os substantivos, parecia uma composição das alunas da minha mulher — que têm 10 anos!
      Para ser justo, porém, ilibo-o da acusação de ontem: afinal, caro Francisco, o homem conhecerá a definição de solução de continuidade, que, de resto, nem sequer usou. Veja-se: «Só há um candidato no terreno e eu já tinha dito que não o apoiava. A solução que ele [Pedro Passos Coelho] apresenta é de continuidade, apesar de ter usado no seu livro o título “mudar”» («“A ruptura de que o país precisa é libertar o futuro”», Leonete Botelho, Público, 11.2.2010, p. 8).

[Post 3127]

2 comentários:

Francisco disse...

Afinal, meu caro Helder, o homem talvez saiba o significado de «solução de continuidade». A antecipar essa possibilidade, e porque não era meu propósito fazer qualquer consideração desprimorosa sobre o discurso (em sentido lato) do candidato Rangel, o que eu escrevi foi que Paulo Rangel TERÁ DITO. E fiz mais: cortei o excerto da página do Público on line e colei-o no meu comentário. Logo, não vejo razão para alterar nada do que escrevi. Já agora, será que me pode ajudar a obter o texto integral do discurso (aqui em sentido estrito) do Dr. Rangel pronunciado ontem e que no jornal da RTP 1 teve uma solução de continuidade (ou uma ruptura) após QUINZE MINUTOS de transmissão directa? É que essa peça de oratória merecia ser analisada em mais pormenor.

Helder Guégués disse...

Já procurei e não encontro. Talvez algum leitor nos ajude.