13.4.10

Sobre «setor»

Não aceite pela norma?


      Uma leitora, A. M. T., pergunta-me se eu admitiria, sendo professor de Português, que os alunos escrevessem setor e setora (ou stora) nos testes. Bem, parece-me que nem eu nem ninguém o poderia impedir, ou não? A pergunta havia de ser outra, e é a esta que eu vou responder. Não penalizaria um aluno que escreve esses vocábulos, amálgamas (senhora+doutora) que talvez já devessem ter tido acolhimento nos dicionários.
      Quase a propósito: no Record, a secção de revisão tem a instrução de grafar a palavra «sector» assim mesmo, com c. Agora mesmo a propósito: há uns meses, um leitor perguntou-me porque se diz «c curvo», quando não há nenhum «c recto». E acrescentou: «LOL». Acho, e foi o que respondi, que a origem está num equívoco relacionado com a soletração. Imaginem que estou ao telefone e quero soletrar ao meu interlocutor a palavra «sector». Digo: «“Sector”. S de “sapato”, e de “estrela”, c de “curvo”, t de “tudo”, o de “ordem” e r de “rato”.»

[Post 3338]

Actualização em 18.4.2010

      Por vezes, a grafia é outra, com acento circunflexo: «Ora vamos ao volante feitos uns senhores, ora ficamos de orelha murcha com ar de santinhos como quando, na escola, éramos apanhados: “Eeuuu, stôra? Juro que...”» («Teoria do Calimero português», Rui Zink, Metro, 12.4.2010, p. 9).

1 comentário:

Anónimo disse...

Não tem tudo a ver com o nível de língua?
M. Ferreira