18.8.10

Topónimos

Semianalfabetos


      «A zona mais atingida pela intempérie foi o noroeste do Paquistão, habitual palco de combates entre forças do exército e a guerrilha talibã. Mas também as regiões de Punjab e Sind, no Sul, foram muito afectadas» («Um quarto do Paquistão foi atingido pelas cheias», Pedro Correia, Diário de Notícias, 16.08.2010, p. 23). «A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou ontem para o risco de seis milhões de pessoas no Paquistão poderem vir a ser contaminadas com doenças potencialmente fatais na sequência das cheias que deixaram completamente submersas as planícies do rio Indo na populosa província do Punjab e nas regiões vizinhas de Sindh e Baluchistão — que ontem estavam ameaçadas por mais chuvas e inundações» («Seis milhões em risco de contrair doenças contagiosas no Paquistão», Rita Siza, Público, 17.08.2010, p. 11).
      No caso, a diferença não é muito grande: Sind ou Sindh. Contudo, em boa parte da má imprensa pôde ler-se, ao longo da semana, «rio Indus» — bem conhecido dos leitores anglo-saxónicos.

[Post 3792]

5 comentários:

Francisco Agarez disse...

Semi?

Anónimo disse...

Acho exagero sequer falar nisso. Por erro tão mínimo, chamar (semi)analfabetismo é demostrar pouco tato para o que seja, realmente, o problema do analfabetismo para quem dele sofre.

Anónimo disse...

"Noroeste" a vermelho? O problema está na ausência da maiúscula ou está a escapar-me alguma coisa?

Anónimo disse...

Sem me querer substituir a H.G., que já tem aqui falado muito nos pontos cardeais, atrevo-me a transcrever o que diz o AO 90 sobre o assunto na Base XIX (Das minúsculas e maiúsculas):
«1.º A letra minúscula inicial é usada:
...
e) Nos pontos cardeais (mas não nas suas abreviaturas): norte, sul (mas: SW sudoeste);
...
2.º A letra maiúscula inicial é usada:
...
g) Nos pontos cardeais ou equivalentes, quando empregados absolutamente: Nordeste, por nordeste do Brasil, Norte, por norte de Portugal, Meio-Dia, pelo sul da França ou de outros países, Ocidente, por ocidente europeu, Oriente, por oriente asiático;
...»

Helder Guégués disse...

A distracção não deve ir tão longe que se deixe de ter em conta o mais importante: o jornal Público não adoptou as regras do Acordo Ortográfico de 1990.