13.9.10

Plural: «navajos»

Índios e aurículas


      Na página dos obituários, sob a fotografia de um velhote com cara de rato, lia-se o seguinte: «Foi um dos 29 índios navajo que eram operadores de rádio na frente do Pacífico, na II Guerra Mundial. Eles comunicavam no seu próprio dialecto, o que enganou os adversários japoneses que pensavam tratar-se de uma língua codificada ou encriptada» («Allen Dale June», Diário de Notícias, 12.09.2010, p. 49).
      Não acham que ficava melhor escrever «índios navajos»? Há menos tempo os estudantes de Teologia afegãos, mais dados a empunhar as armas que a sobraçar os livros, contaminam a Terra e já vocês lhes chamam talibãs. Ao que parece, o uso do dialecto só enganou os adversários japoneses que pensavam tratar-se de uma língua codificada ou encriptada. Não enganou os outros, japoneses ou não. Demasiado subtil? Fica com a etiqueta «pontuação».
      A propósito de estudantes de Teologia, gostaria de poder dizer alguma coisa sobre aquela obra de ficção em que se pergunta: «Do not nasty little seminarians still refer to a woman’s sine qua non as auricula—the ear?» Mas ainda não posso. Isto a propósito de emprenhar pelos ouvidos.

[Post 3874]

5 comentários:

João Nunes disse...

Caro Helder,

O meu comentário nada tem que ver com o assunto do seu post. Mas peço-lhe uma ajuda: estou a fazer um trabalho onde surge frequentemente o prefixo "eco" junto a outras palavras (por exemplo, ecocalendário, ecofamílias, etc.). À partida, o prefixo 'eco' não se separa com hífen, conforme o Ciberdúvidas regista em http://ciberduvidas.sapo.pt/pergunta.php?id=5794. A minha dúvida refere-se à palavra 'eco-oficina'. Nos exemplos apresentados, mesmo quando seguido de vogal, não existe hífen. Contudo, se essa vogal for um 'o', qual será a melhor grafia: eco-oficina, ecoficina ou ecooficina?
Obrigado desde já.

João Almeida Nunes

Helder Guégués disse...

Ecoficina é um pouco esotérico. Opte por ecooficina.

R.A. disse...

À primeira vista duvidei. Depois lembrei-me de "cooperação" e de "cooptar" e já não me pareceu tão chocante que o prefixo eco- ficasse com duplo "o" junto à oficina.
É por isso que gosto de ler este glogue.

João Nunes disse...

Obrigado Helder pelos esclarecimentos.
Grato por poder contar com a sua ajuda.
João Almeida Nunes

Paulo Araujo disse...

Coocorrência e coocorrente, termos comuns em lexicografia.