1.11.10

Instrumentos de tortura

Boa têmpera


      Embora Fr. Gaspar da Cruz refira algumas formas e instrumentos de tortura, como a canga, falemos de torturas mais actuais, como aquelas que sofreu a recém-eleita presidente do Brasil, Dilma Rousseff: «E pouco depois Dilma é presa. Passa três anos na prisão, com torturas várias. Espancam-na e dão-lhe choques eléctricos. A pedagoga Maria Luiza Belloque, que esteve na mesma cela, contou à Piauí: “A Dilma levou choque até com fios de carro. Fora ‘cadeira do dragão’ [uma cadeira de metal que a cada choque faz com que as pernas do preso batam numa placa], ‘pau-de-arara’ [uma barra onde o preso fica pendurado pelos punhos e pelos joelhos] e choque para todo o lado. Ela levantava o meu astral quando eu chegava arrebentada da tortura.” Leslie Belloque, sua cunhada, reforçou: “Ela não era nada chorona. Falávamos como se não tivesse tortura. A Dilma é um tenente, é muito forte”» («A mulher a quem Lula deu o Brasil», Alexandra Lucas Coelho, Público, 1.11.2010, p. 4).

[Post 4032]

2 comentários:

Ametista disse...

Meu querido amigo...

Espero que a Sra. Dilma não coloque o povo brasileiro no pau- de- arara...
desejo mesmo que ela faça melhor que o Sr. Luís Inácio Lula da Silva, apesar de saber que ela nada fez de importante no seu Estado e nos últimos tempos o que tem feito bem, é entregar o País na mão dos estrangeiros.

Francisca Simões

Anónimo disse...

A Dilma aguentou a tortura, e o Serra fez uma novela toda por causa de uma bolinha de papel... O Lula também não havia "feito nada" antes da presidência, mas ei-lo com recorde de popularidade e aprovação. A prática da direita, de desmerecer o currículo da esquerda ao invés de contra-argumentar com propostas, mostrou-se ineficaz.