27.12.10

Símbolo químico

Só se mudou


      Aprendi que no símbolo químico do dióxido de carbono se usa o 2 subscrito, o que serve para representar que cada molécula contém dois átomos de oxigénio somados a um átomo de carbono — CO2. Ora, o dióxido de carbono é, sem qualquer dúvida, o gás de que mais se fala na imprensa. No Público, não me lembro de o ter visto alguma vez subscrito. «Por um lado evita-se o pesado consumo de CO2 resultante da queima das rolhas e, por outro, incrementa-se a sua produção, já que por cada mil rolhas recolhidas a Quercus planta mais uma árvore no âmbito do seu projecto Criar Bosques» («Guarde a rolha do que beber no Natal e Ano Novo», José Augusto Moreira, Público, 24.12.2010, p. 11). No Diário de Notícias, passa-se o oposto: «Acreditou-se que a crise económica baixaria os níveis de emissões de dióxido de carbono (CO2), o principal gás com efeito de estufa, mas afinal não será assim» («Emissões de CO2 estão outra vez a subir», Diário de Notícias, 23.11.2010, p. 34).
      (Uma palavra de repúdio pela designação, Green Cork, que a Quercus deu a esta campanha de recolha de rolhas. Então querem as nossas rolhas e tratam-nos como se fôssemos Ingleses? Está mal.)

[Post 4235]

4 comentários:

Anónimo disse...

«Está mal» é o mínimo que se pode dizer. Mas não se diga mais nada: a quadra é de concórdia.
- Montexto

Anónimo disse...

A Quercus merecia que se lhe aplicasse a lei da rolha...

Anónimo disse...

Bem achado. Escapou-me essa.
- Mont.

Franco e Suilva disse...

CO2, H2, N2, CO3Na2, etc são erros crassos, lamentavelmente muito vulgares. Fazem-nos lembrar os das maiúsculas iniciais em cada palavra dos nomes latinos das espécies ...

Parabéns pela boa «costela» química.