28.1.11

«Maltrato»?

Que dizem?


      Leio aqui: «São várias as teorias que procuram explicar o maltrato e o abuso.» Como sucede com outros vocábulos, a dúvida avoluma-se-nos na mente: castelhanismo ou derivado regressivo? Acción y efecto de maltratar. O Aulete Digital (verbete novo...) regista que é derivado de maltratar. Não é muito usado entre nós.

[Post 4371]

6 comentários:

Anónimo disse...

Receio que nem uma coisa nem outra, antes mera e charra invencionice moderna e - pior - escusada por desnecessária, mas por isso mesmo logo agasalhada num dicionário mais azevieiro que se quer locupletar com mais uma voz, seja ela de anjo ou de burro, para se avantajar aos colegas, nem que para tanto haja de acolher inúteis e bastardos.
Não se dêem mais tratos nem maus tratos ao miolo por causa do vagabundo.
- Montexto

Paulo Araujo disse...

No Brasil, é muito usado este deverbal. No Google, pesquisado em 'páginas em português', 'maltrato+Portugal' dá 21.500 resultados e 'maltrato+Brasil' dá 35.700.

Anónimo disse...

Nem o último parto meio abortado da Academia abriu as pernas, digo as páginas, ao adventício. Prova de que ninguém consegue errar em tudo.
- Mont.

R.A. disse...

Malgrado possa estar maltratado, o maltrato não me parece tão malformado assim...

Anónimo disse...

O contrário é que me admirava.
- Mont.

Paulo Araujo disse...

Quando o AD classifica um verbete como 'novo' está informando que o é na versão digital do dicionário, em relação à última versão impressa (1986), não na língua ou qualquer de suas variantes.