6.5.11

Léxico: «sofra»

Novíssimo triunvirato

      Com o novo triunvirato a mandar em nós, vamos sofrer mais e teremos de trabalhar, se conseguirmos, mais. Continuaremos sojigados por muitos anos. Proponho por isso que reabilitemos a palavra antiga sofra: Capacidade, ardor no trabalho. Infelizmente, foi escorraçada há muito dos dicionários. Ah, sim, «sojigados» também é arcaísmo. Vindas de tão longe, não quero que fiquem aqui sozinhas, e por isso junto soés (somente), soestro (esquerdo), soforar (tocar, ranger, fustigar, picar de espora), sofragaia (sufragânea, dependente, anexa), sofrença (sofrimento) e sotal (condição; condicionalmente; contanto, debaixo de tal). Só da letra esse.

[Post 4750]


4 comentários:

Venâncio disse...

Os meus alarmes tocaram todos, à vista de tantos e tais arcaísmos. Corri ao Machado, ao Geraldo da Cunha, ao Ferreira/Davies.

Dei com várias ocorrências de sofrença, várias de sojigado/sujigado/sogigado/sugigado, com uma de sotal.

Mas não vi rasto de soés, soestro, soforar, sofragaia. Ou só, para esta última, uns fumos da variante sofraganho.

Donde terá o Helder desencantado essas para mim inencontráveis?

Helder Guégués disse...

Tudo no bom Machado. No Grande Dicionário da Língua Portuguesa. Um tesouro que comprei em 1984.

Venâncio disse...

Obrigado. Lá procurarei. Mas, num fim de semana, fico desasado, com as bibliotecas da universidade fechadas.

Não possuo o tesouro. Precisava de ser rico, e tê-lo a esse e tantos outros. Porque é que há tantos trafulhas e inúteis a nadar em dinheiro? Ah, mas as golden shares vão acabar, sacanas!

Anónimo disse...

A propósito de arcaísmos:
«E acabada a obra Nun’Álvarez se foi poer aos muinhos do vento que é no cabo do lugar, com sua gente e bandeira esventolada, olhando ao arraial del rei de Castela, que jazia a Santos», lê-se na Crónica do Condestável de Portugal, QuidNovi, 1.ª ed., 2011, cap. XXXV, p. 102, cujo glossário explica, como se preciso fosse: «esventolada, adj., desfraldada, ao vento».
Mal se compreende que se possa ter esquecido palavra tão expressiva!
— Montexto