31.12.05

Verbo haver, de novo


Será que ouvi bem?...


      Quem estava ao meu lado assegurou-me que ouviu o mesmo: numa emissão do programa televisivo Portugal no Coração, a fadista Ana Moura cantava «nos meus versos poderão haver medidas». Ora, já é tempo de se ir sabendo que o verbo haver é impessoal quando exprime existência e vem acompanhado dos auxiliares ir, dever, poder, etc.:
      Nos meus versos poderá haver medidas.
      O erro é tanto mais grave quanto se sabe que a fadista, à semelhança de outros fadistas, actua nas comunidades lusófonas dispersas pelo mundo, que, de uma maneira geral, estão mais afastadas da língua materna, apresentando por isso mais vulnerabilidade a estes erros.
      Reitero: talvez eu não tenha ouvido bem, e se assim for peço desculpa a Ana Moura, cujo talento muito aprecio. Até desejo ― isto é que é humildade  (1) ― estar enganado. Pelo menos num caso como este.



(1) Deve ser porque «a humildade precede a glória», como se lê na Bíblia (Provérbios, 18,12).

Sem comentários: