10.1.06

Léxico: «arruada»

Escreva quem quiser, leia quem souber


      É impressão minha ou, pela primeira vez numa campanha eleitoral, a comunicação social está a usar a palavra «arruada»? Claro que só alguns candidatos têm direito a «arruada», enquanto outros se ficam com arruaças ou arremedos disso. Noutras campanhas, usava-se e abusava-se do mais hiperbólico «banho de multidão».
      Leio no Diário de Notícias: «[…] durante a concorrida arruada de Cascais». Afigura-se-me que há aqui uns fumos de pleonasmo. Então a «arruada» não é o tal «banho de multidão»? Bem, a verdade é que não vejo dicionarizado o vocábulo. Vamos esperar.
      Afinal, a coisa é mais antiga, pois leio no fabuloso corpus CETEMPúblico: «a arruada, como a CDU gosta de chamar às acções de campanha junto das populações».

3 comentários:

Lesma Morta disse...

Concordo em pleno com a observação. Arruada sempre foi usado como banho de multidão. Agora basta sair à rua.

Manuela Caeiro disse...

Saltou-me ao ouvido o neologismo, pela primeira vez, este ano. Achei-o curioso. Nos dicionários, não consta. Mas o vocábulo entende-se. O sufixo -ada forma colectivos, sugere muita gente, o tal banho de multidão (que todos os partidos gostariam de ter)... Acho que a chave da descodificação reside aqui: "arruar" significa "dividir por ruas"..., mas também "divulgar por ruas". Basta que haja quem divulgue... e alguém que escute! :-)

Aristes disse...

Não é neologismo, não senhor. Ver aqui:
Arruada, neologismo nojento?
Ou ignorância e sectarismo de VPV?