30.3.06

Topónimos: Toscana


Imagem: http://www.florence.ala.it


É tudo em Itália

«Ainda num registo musical, surge Sting. “Foi o convidado do HermanSic que mais me marcou”, diz e explica que passaram o fatídico 11 de Setembro juntos, na casa da Toscânia do cantor» («Vai ser difícil contentá-lo», 24 Horas, 16.3.2006, p. 51). Tem a certeza do que escreve, Vânia Custódio? A Toscânia é uma cidadezinha etrusca, que no século XIV se chamou Toscanella. A região onde Sting tem uma casa chama-se Toscana — em italiano e em português. A Toscana, na Itália Central, é uma das maiores regiões italianas, tendo como capital Florença. Sobretudo nas traduções de obras de língua inglesa, é um erro muito comum. Claro, está logo a ver-se: Tuscany → Toscânia.
Ora veja:

«Infatti in varie pergamene dei secoli VIII e IX, appartenute alla badia Amiatina, è rammentato Viterbo niente più che un semplice castello compreso nel contado e nell’ecclesiastica giurisdizione della città di Tuscania, o Toscanella. –(ARCH. DIPL. FIOR. loc.cit.).» (In Dizionario Geografico Fisico Storico della Toscana, compilado por Emanuele Repetti, de 1839, que pode descarregar aqui.)

Só por curiosidade, a Toscana também tem uma área insular, no mar Tirreno, da qual fazem parte as seguintes ilhas: Capraia, Elba (a maior), Giannutri, Giglio, Gorgona (a mais pequena), Monte Cristo e Pianosa.

Sem comentários: