20.4.06

Verbo pôr e seus derivados

Tudo coisas simples, pois…

Ontem, no Jornal da Noite, da SIC, podia ler-se em rodapé: «PSD acusa Governo de impôr “lei da rolha”.» Em segundos, a legenda piscou e desapareceu. Ainda tive esperança de que se tivessem dado conta do dislate, mas reapareceu igual e em todo o seu esplendor. Não bastava já porem-no de lado, preterindo-o a favor de meter. Quando é que aprendem que, no infinitivo, o verbo pôr é acentuado, porque se convencionou distingui-lo da preposição por, mas os derivados de pôr já não são marcados com acento? Antepor, apor, compor, contrapor, contrapropor, decompor, depor, descompor, dispor, entrepor, impor, indispor, interpor, justapor, opor, pospor, predispor, prepor, pressupor, propor, recompor, repor, sobpor, sobrepor, sotopor, subpor, supor, transpor, etc.
Sem pôr de lado que a culpa poderá ser do insersor de caracteres (do operador da máquina chamada insersor de caracteres, entenda-se), vamos lá pôr a mão na consciência: acham bem que digam tantos disparates, escrevam tão mal, e nem peçam desculpa? Vou pôr isto por miúdos: estão a contribuir activamente, dia a dia, para a iliteracia do povo. Estão a imbecilizar as massas. Estão a fazer de nós os cafres que alguns já dizem que somos. Pôr o dedo na ferida dói, não é?

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo blogue!Os dislates que se dizem (e escrevem)nos vários canais portugueses de televisão são incontáveis. Já me apeteceu fazer uma listagem, mas descobri que não tenho tempo para isso...

Joselson disse...

Muito bom...é um dos melhores blogs que já encontrei. Continuem assim!