21.6.06

Mas e vírgula

Gaudium certaminis

Para quem gosta de classificações. Nesta questão, dividimo-nos em quatro grupos: os que sabemos que, por vezes, antes de «mas» deve estar uma vírgula; os que, ignorando-o, nunca a usam; os que têm a certeza de que antes de um «mas» deve haver sempre uma vírgula e, por fim, os que sabem que, ou antes ou depois, deve haver uma vírgula. Tal como algumas das nossas criancinhas, astuciosas, que escrevem os acentos gráficos na vertical, para que o professor decida para que lado devem cair. Vejamos um exemplo da imprensa.
«Os vikings querem saber voar mas, quem voa mais alto é o amor e é a filha do grande líder bárbaro que vai, no fundo, ganhar asas e sair do ninho», «Os vikings que querem voar», Sofia C. de Castro, Correio da Manhã, 8.06.2006, p. 55.
Neste caso, a oração coordenada adversativa deve ser separada da anterior por meio de vírgula, que fica antes da conjunção. Só assim não seria se, em vez de ligar orações, ligasse elementos de uma frase (O “leito” era uma estranha mas convidativa combinação entre o futon e uma cama ocidental.) ou desempenhasse uma função enfático-contrastiva (Vai mas é dar uma volta ao bilhar grande, palonço!).

1 comentário:

Anónimo disse...

resumindo o que entendi:
sempre se usa vírgula antes do "mas", exceto quando "mas" é utilizado para ligar dois elementos de uma mesma frase.

ex. Ela é uma jovem bonita, mas é meio burrinha.
ex.2 A bonita mas burra jovem foi reprovada.