3.7.06

Sândi e cadeia fónica

Ora vejamos

Em resposta à dúvida do leitor J. Gomes, devo dizer que não conheço outra forma de transcrever uma cadeia fónica a não ser recorrendo ao Alfabeto Fonético Internacional (AFI), porque é biunívoco, isto é, a cada símbolo corresponde apenas um som. Veja o que se passa, por exemplo, com a representação das vogais, que todos aprendemos que são cinco: a, e, i, o, u. A realidade, porém, é que o português apresenta, isto está bem estudado pelos linguistas, catorze vogais, sendo que nove são vogais orais e cinco vogais nasais. Para transcrever, pois, uma cadeia fónica e perceber como os sons se influenciam mutuamente, a ortografia oficial portuguesa seria insuficiente. Somente com recurso ao AFI se poderia, graficamente, perceber que à marca do plural (v.g., os carros; os aviões) correspondem três sons diferentes. Este fenómeno designa-se sândi (palavra do sânscrito), cuja definição encontra nesta entrada do Dicionário Houaiss:

«sândi s. m. (1877 cf. MS) Fon modificação que afecta foneticamente o início e o final de uma palavra ou de um morfema, quando combinado com outro elemento na cadeia; p. ex: no port. a alteração fonológica (e gráfica) em que é de? > quede? e a alteração da pronúncia da forma absoluta livros no sintagma livros escolares/livrozescolares

3 comentários:

andreia disse...

ola
eu gostava de saber uma coisa se possivel, gostava de explicar como se usa o à e o há pois muita gente troca-os, uma professora que tive ensinou-nos a tocar o há por existe e se der bem então é assim que se escreve, não sei se me fiz entender, agora queria explicar isto melhor e não sei como, não me pode ajudar? ou pelo menos dar um site que explique isso?
jinhos andreia

A. H. Neves disse...

É com muito gosto que estou a ler este blogue há umas horas: as minhas felicitações!
Porém, não posso deixar de fazer um reparo; apesar do AFI ser largamente usado, existe, direccionado para a análise da língua portuguesa, o alfabeto fonético Paiva Boléo (APB).

Helder Guégués disse...

Caro A. H. Neves,
Muito obrigado pela sua visita. O único motivo que me determinou a referir o AFI foi de facto esse: ser mais conhecido.