29.11.06

Rua do Ouro

Rua Áurea!!!

A concentração de misteres, lojas, estabelecimentos, etc. de feição comum por certas ruas na Lisboa antiga chegou até nossos, como se vê da rua dos Bacalhoeiros, dos Fanqueiros, da Prata, do Ouro, etc.
Rua do Ouro é, pois, nome tradicional, bem de Lisboa. Artificializou-se, porém, o chamadoiro toponímico em rua Áurea, preciosismo que nada justifica. Já houve quem notasse que, assim como se dizia em latim a Via Appia, assim também nós podemos dizer Rua Áurea.
Argumento descabido, pois Appia ligava o seu nome a Ápio Cláudio, a Appius Claudius, que a mandou construir.
Ora, o nome de rua do Ouro não se pode substituir em Áurea, porque nenhum Aurus a mandou fazer.
Áurea é atributo: do Ouro é determinativo, com base histórica.
Os novos-ricos da linguagem lisboeta que chamam Áurea à rua do Ouro podiam fazer o favor de chamar rua Argêntea à da Prata, rua Fanqueiral à dos Fanqueiros, rua Bacalhoeira à dos Bacalhoeiros, etc.

Vasco Botelho de Amaral, in A Bem da Língua Portuguesa, boletim da Sociedade de Língua Portuguesa, n.º 3, 1950.


3 comentários:

Anónimo disse...

Bom esclarecimento. Eu por acaso achava piada à expressão "Rua Áurea", mas daqui para a frente será a "Rua do Ouro".

Obrigado!

Helder Guégués disse...

Ainda bem que lhe fui útil, bem que por interposto autor. Todos citam o Prof. Vasco Botelho de Amaral, porque confere prestígio, mas ninguém lhe divulga a obra.

Ubi Pater Sum, Ibi Patria disse...

Admirável página Sr Guégué. Gostava muito estreitar os fraternais laços que se nos distende o vernáculo. Tenho um humílimo blog em www.ubipater.blogspot.com e o Sr muito me honraria co´o visitá-lo.