19.12.06

Verbo cair e pisca-pisca


Os génios e os outros


      Atendendo ao impacto que tem no nosso quotidiano e à presença na paisagem urbana, excessiva, a meu ver, constituindo uma fonte de poluição, a publicidade deveria, no que se refere à língua portuguesa, ter um organismo regulador. Se vejo numa montra de uma loja de preços baixos cartazes com erros gramaticais, incomodo-me, mas não tanto, que a culpa também tem graus, como quando os anunciantes são grandes empresas e a publicidade de agências publicitárias. A ideia, que ainda persiste mesmo em pessoas cultas, de que os publicitários são sempre génios da língua é tão risível que nem me merece qualquer comentário.
      Apenas dois exemplos. A Opel tem agora uma campanha em que apresenta o novo Opel Zafira Active Select Edition. E como os vendedores sabem sempre o que nos convém, avisa: «Aproveite, oportunidades destas não caiem do céu todos os dias.» Felizmente não caiem, caem. A Red Bull também anda a fazer estragos na língua. Vejamos: «Desliga o pisca pisca dos teus olhos.» Claro que o Red Bull nos dá asas, mas é preciso ter os pés assentes na ortografia.

Sem comentários: