5.3.07

Internet ou internet?

Ah, isso depende…

Podemos ler no site da Fundéu: «La norma culta establece que Internet (International Net) debe escribirse con mayúscula inicial y con el artículo femenino antepuesto, aunque es frecuente encontrarlo escrito sin artículo y con minúscula.» E entre nós, como é? Pessoalmente, sempre escrevi, até hoje, com inicial maiúscula, e vou continuar a fazê-lo, mas vejo que, como se diz em Direito, a doutrina se divide. Afinal de contas, não deixa de ser um sistema, como o é a televisão, o rádio, o telefone, etc. — e a estes termos escrevemo-los com inicial minúscula. Michael Quinion, autor do site World Wide Words, diz que nos anos 60 o termo era escrito com minúsculas.
Podemos, por analogia, referir o caso do vocábulo «Multibanco», que também não se fixou definitivamente. No fundo, é também uma marca. Dois exemplos, ambos do Diário de Notícias: «Tiroteio com GNR mata assaltante de multibanco»; «Na outra faixa, elementos do grupo de criminosos vigiavam o trabalho de quatro ou cinco assaltantes encapuzados junto da máquina ATM» («Tiroteio com GNR mata assaltante de multibanco», 2.5.2006, p. 25). E outros dois do Público: «A gente passou a ter caixas Multibanco espalhadas pela cidade (a que chamam, não sei porquê, ATM) e todas as lojas sérias possuem um terminal (que se designa como POS)» («A avaria», Eduardo Prado Coelho»); «Os cinco suspeitos de envolvimento no assalto a uma caixa Multibanco em Milheiros de Poiares, Santa Maria da Feira, estavam ontem, à hora de fecho desta edição, a ser ouvidos pela juíza de instrução criminal do tribunal local» («Gang do assalto a Multibanco na Feira pode ter 25 elemento», Sara Dias Oliveira, 4.5.2006, p. 21).

1 comentário:

Anónimo disse...

Acresce que as entidades bancárias referem-se ao multibanco como os caixas automáticos (no masculino), do que gostaria de saber a razão.