26.5.07

«Mcjob»

A importância das palavras

A filial britânica da multinacional McDonald’s iniciou uma campanha para mudar a definição pejorativa do termo «McJob» que se encontra registada, desde Março de 2001, no Oxford English Dictionary (OED) e que o define como «um trabalho mal pago, carente de estímulos e com poucas perspectivas de futuro» («an unstimulating, low-paid job with few prospects, esp. one created by the expansion of the service sector»). A multinacional empreendeu uma campanha através de um livro de assinaturas nos seus restaurantes, uma página na Internet (changethedefinition.com) e um sistema de envio de SMS para alterar a definição. O termo foi usado pela primeira vez nos Estados Unidos em 1980 e tornou-se popular em 1991 ao ser usado no romance Geração X (publicado entre nós pela Editorial Teorema, em 1994), de Douglas Coupland. Fonte da Oxford University Press, responsável pelo dicionário, afirmou, naturalmente, que os verbetes seguem as mudanças que ocorrem na língua e que essas mudanças são reflectidas nas definições, de acordo com as provas que vão surgindo.

Sem comentários: