24.12.07

Léxico contrastivo: «cacimba»

Cacimba é poço

«Uma brincadeira em uma cacimba terminou com a morte de duas crianças no início da tarde de ontem na rua Almir Lopes, 151, Eusébio. De acordo com informações do sargento Carlos Cristiano, do Corpo de Bombeiros de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, os primos Ezequiel Rodrigues das Neves, 5 anos, e João Vitor Ribeiro da Silva, 4 anos, estavam brincando sobre a tampa da cacimba, feita de um pedaço de portão quando o material acabou caindo no buraco, levando as crianças. O sargento diz que havia pouca chance de as crianças terem sobrevivido ao acidente. “Quando chegamos, não havia mais nada a fazer para salvar as crianças. Não se sabe se elas morreram na queda ou afogadas. A cacimba tem 12 metros de profundidade, mas estava com sete metros d’água”, explica o sargento» («Primos morrem ao cair em cacimba», Marcos Cavalcante, O Povo, 24.12.2007, p. 10). Uma cacimba é um poço cavado no solo para extracção de água. O étimo é o quimbundo kixima.

2 comentários:

Anónimo disse...

Já agora, e de cacimbo, a estação do ano fria, contraposta à estação das chuvas; e, também, o sereno que humedece as coisas e as pessoas, à noite (em José Eduardo Agualusa hão-de aparecer as duas acepções)?
A propósito, tentando obter a resposta antes de fazer a pergunta, foi consultado o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora (5ª Edição), deparou-se com o que parece ser confusão entre cacimba e cacimbo: apenas regista a entrada relativa a cacimba, mas atribui-lhe os dois significados referidos e ambos com o msmo étimo (Kixima).

Walmir disse...

Caro mano blogueiro,
Feliz Natal.
Vida longa, fértil, criativa e bem sucedida e este blog.
Paz e bom humor sempre.
Walmir
http://walmir.carvalho.zip.net