10.3.08

Definição: «carjacking»

Outros perigos

Ninguém mais do que eu apela à sensatez dos jornalistas quanto ao uso e explicação de estrangeirismos. Hoje, o Meia Hora usa o vocábulo carjacking e ensaia uma definição. «O Relatório Anual de Segurança Interna aponta como prioridade o combate ao roubo de carros na estrada com ameaça de armas de fogo (carjacking), revelou o responsável pelo Gabinete Coordenador de Segurança em entrevista à TSF» («Roubo violento de carros vai ser a prioridade», Meia Hora, 10.3.2008, p. 6). E se não for usada uma arma de fogo, mas uma arma branca, já não será carjacking? E se for já dentro da garagem ou na rampa de acesso?

6 comentários:

Anónimo disse...

Eu diria que a definição é dos autores do Relatório de Segurança Interna, e não dos jornalistas do Meia Hora, visto que se repete tal e qual no Público.pt...

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1322039&idCanal=62

Helder Guégués disse...

Ainda pior.

Rui Oliveira disse...

Os franceses estão a tentar, administrativamente como de costume, instaurar o termo "piraterie routière" como equivalente de "carjacking". A definição é "vol d'un véhicule avec agression du conducteur".
Não me parece brilhante...

Helder Guégués disse...

A avaliar pela pesquisa que fiz, com algum êxito.

Anónimo disse...

Para nós, a expressão roubo de carro chegaria, já que roubo implica o uso de violência, como se sabe.

Unknown disse...

Boa tarde,
Caso pretendam obter mais informações sobre o Carjacking em Portugal, acedam a www.carjacking.com.pt, onde irão encontrar notícias, formas de o evitar, entre outros.