13.3.08

Léxico: «lofoscopia»

CSI


      Como não é todos os dias que a palavra surge, será bom dar conta do seu uso na imprensa. «Sem perder tempo, a PJ manda logo um perito para o local, encarregue de fazer o exame de lofoscopia do automóvel (recolha de impressões digitais)» («PJ e PSP fazem tudo para apanhar assassino», Rute Coelho, Global/24 Horas, 12.3.2008, p. 11). Na verdade, no local os técnicos de lofoscopia só fazem isso, mas há depois a parte laboratorial. Assim, a lofoscopia é a recolha e a análise de impressões digitais.
      Na edição n.º 554, de Agosto-Setembro de 2006, do Jornal do Exército, lê-se: «Tal como no antecedente, a PJM [Polícia Judiciária Militar] tem, nas suas instalações, as áreas técnicas de Lofoscopia (conjunto de técnicas que visam identificar indivíduos através das impressões das pontas dos dedos, palmas da mão, plantas dos pés, vestígios corporais, vestuário) e de Informática Forense» (p. 7).
      Lofoscopia é o termo mais geral. Se a análise for da ponta dos dedos, designa-se dactiloscopia; se for das palmas das mãos, é a quiroscopia; se for das plantas dos pés, é a palmatoscopia.