24.7.08

Os títulos dos jornais


Uma imagem de si


É interessante ver a imagem que cada jornal tem si de mesmo. Já tinham pensado nisto? Alguns, como A Bola, O Jogo, o Metro e o Público, vêem-se maiusculizados: A BOLA, O JOGO, METRO, PÚBLICO. Outros, como o Diário de Notícias, vêem-se abreviados: DN. Outros, como o Jornal de Negócios, vêem-se como coisa quase comum: Jornal de Negócios. Um, o Record, quer destacar-se do resto: Record. Outros, como o Meia Hora, vêem-se como nós os vemos, sem psicoses nem megalomanias: Meia Hora. O 24 Horas, finalmente, vê-se quase como o vemos, com uma ligeira distorção: 24horas.
Nunca, até hoje, vi o que o autor de Regret the Error viu: um jornal escrever incorrectamente o próprio nome. Mas ainda sou novo.

«Isto apesar de Moutinho estar, segundo A BOLA apurou, receptivo a escutar as condições que os toffees têm para lhe oferecer» («Leão irredutível segura Moutinho», Rui Baioneta, A Bola, 22.07.2008, p. 6).

«Este é um destino histórico de Portugal”, disse ao METRO, de forma lacónica, o criminalista, considerando que, não havendo provas para acusar os arguidos, “deveria ter-se retirado o estatuto e continuado a investigação”» («Arquivamento suscita críticas», André Rito, Metro, 23.07.2008, p. 5).

«Ao que O JOGO apurou, as qualidades do guarda-redes foram apreciadas em Goodison Park, mas não a ponto de os responsáveis avançarem, no imediato, para a contratação do internacional sérvio, até porque o valor da cedência, um milhão de euros, não aconselha decisões precipitadas (mesmo para um clube inglês)» («Everton ainda pondera “Stoi”», António Bernardino, O Jogo, 22.07.2008, p. 7).

«A Ordem dos Médicos (OM) lembrou há dias que os médicos internos nos hospitais têm que ser acompanhados por colegas especialistas, não lhes podendo ser atribuídas responsabilidades de decisão clínica, depois de ter encontrado situações que considerou ilegais numa visita-surpresa realizada em Março ao Centro Hospitalar de Coimbra, conforme noticiou o PÚBLICO no sábado» («Internos nas urgências não preocupam ministra», Público, 22.4.2008, p. 9).

«Esta é a convicção manifestada em entrevista à NS’, a publicar no sábado, com o DN e o JN, dois dias depois do lançamento do seu [de Gonçalo Amaral] livro Maddie, A Verdade da Mentira» («Arquivamento é “o fim de uma grande injustiça”», José Manuel Oliveira, Diário de Notícias, 22.07.2008, p. 4).

«Sónia Casaca, em entrevista ao Jornal de Negócios, conta que “a Magirus já tem todas as condições para avançar. Vamos iniciar desde já a formação certificada de dois fabricantes e aos poucos acrescentar novos cursos”» («Alemã Magirus cria centro de formação em Portugal», Ana Torres Pereira, Jornal de Negócios, 14.07.2008, p. 14).

«Mas apesar de Alípio Ribeiro estar agora afastado do caso e do lugar que ocupava, especialistas ouvidos pelo Meia Hora defendem que o antigo director deve continuar a proferir as suas opiniões» («Director da PJ responde ao antecessor sem reservas», Maria Nobre, Meia Hora, 23.07.2008, p. 5).

«De acordo com a escritura de partilha assinada a 18 de Junho, e a que o 24horas teve acesso, Carla ficou com a vivenda com piscina na zona de Cascais, avaliada em 1,2 milhões de euros» («Ex de João Pinto está mais rica que ele», Sónia Simões, 24 Horas, 22.07.2008, p. 4).

«Era o mais esperado e dessa opção Record dera conta na projecção do primeiro jogo oficial da época, na Turquia» («“Espero que possamos fazer uma grande dupla”», Marco Aurélio, Record, 22.07.2008, p. 16).

Sem comentários: