12.8.08

«Pastel de bacalhau»?

Imagem: http://www.fajardoeteresa.kit.net/

Fornos e frigideiras


É notícia na maioria da imprensa (a estação parva leva a isto…) que o restaurante do pavilhão de Portugal na Exposição Internacional de Saragoça está a servir 40 a 50 quilos de bacalhau por dia. Não sabemos se o restaurante servirá os tão característicos croquetes de bacalhau. Ou serão pastéis de bacalhau? É o desafio que me lançam daqui.
Bem, de facto, em culinária, um pastel é uma porção de massa de farinha com recheio de picado de carne ou de peixe, doce, etc., cozida no forno. Talvez venha do italiano pastello: «massa rassodata di varie sostanze (vegetali, animali o minerali) tritate, impastate e fatte rassodare» (in De Mauro).
Um croquete, por seu lado, é um bolo aproximadamente cilíndrico feito de picado de carne, de peixe ou de marisco, envolvido em pão ralado e frito. Vem do francês croquette: «Boulette de composition très diverse, frite après avoir été roulée dans la farine, trempée dans du jaune d’œuf et saupoudrée de chapelure ou de mie de pain fine. Croquette de bœuf, de/au fromage, de morue, de poisson, de pomme de terre, de riz, de volaille. Croquettes aux abricots, de marrons» (in TLFI).
Entre bolinho de bacalhau e pastel de bacalhau, venha o Diabo e leve os dois para o Inferno, para os cozer. Sempre disse croquete de bacalhau, tal como a minha mãe, exímia a fazê-los.

4 comentários:

Nuno Dempster disse...

São uma delícia quando bem feitos. Têm uma desvantagem: comem-se como cerejas.

Há de facto croquetes de bacalhau, mas isso é outra coisa, são feitos à base de molho bechamel e bacalhau desfiado, tal como os de peixe fresco, mas com bastante menos bechamel que os de carne, e depois, como citou,"« frite(s) après avoir été roulée(s) dans la farine, trempée(s) dans du jaune d’œuf et saupoudrée(s) de chapelure ou de mie de pain fine». Os bolinhos de bacalhau tradicionais vão para a frigideira sem serem panados.

Se formos a um restaurante, poderá acontecer, por hipótese remotíssima, que, nos entreténs-de-boca, haja croquetes, bolinhos (ou bolos) e pastéis de bacalhau. Teríamos de perguntar é que pastéis eram, qual a massa, se folhada, se massa tenra, se outra. Claro que haveria de ser um restaurante só de bacalhau, da sopa aos doces - doces, salvo seja, sorrio.

Digamos que um livro sobre estas minudências de culinária também deve ser escrito lexical e gramaticalmente com correcção(tinha posto bem escrito, mas isso pode ser outra coisa, como sabe).

Helder Guégués disse...

Será? Quando nos propinam «pastelinhos de bacalhau» aqui em Lisboa, são os mesmíssimos «croquetes de bacalhau» (mas mais mal confeccionados geralmente) da minha mãe.

rui tavares disse...

Terceira opção: chamar-lhes "bolinhos de bacalhau" como no Norte de Portugal e no Brasil. É verdade que no Brasil costumam ser redondos e ter outra consistência, talvez por não serem panados como diz o primeiro comentador.

Anónimo disse...

No Brasil, pastéis são fritos. Vejam fotos no Google Images.