27.10.08

Notas tironianas

Imagem: http://aedilis.irht.cnrs.fr/

Notarii &c


«E se Cícero ficou na história pela obra portentosa que nos legou, o seu ex-escravo Tiron [ou Tiro] também ficou por se lhe atribuir o primeiro sistema de notação gráfica abreviada, conhecido como Notas Tirónias (Fr. notes tironiennes) que foi usado até à Idade Média. O sistema é simples, pois consistia em fazer corresponder a uma palavra uma breve sinalefa, embora obrigasse os “estenógrafos”, chamados notarii (funcionários que tomavam as “notas”) a bem conhecerem todas as sinalefas, o que ainda mais se complica, quando Séneca elevou estes signos a cinco mil» (Carmo Vaz. Código de Escrita: Linguística Portuguesa 1. 2.ª edição revista e aumentada. Lisboa: Editora Portuguesa de Livros Técnicos e Científicos, 1983, pp. 141-42).
A designação mais corrente entre nós é notas tironianas ou notação tironiana. É uma matéria amplamente estudada e de grande interesse para os amantes da língua.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns pelo blog, já tá nos meus favoritos. Gostei demais de tudo o que li, pois corresponde a informações que sempre desejei encontrar na net e mesmo em livros.