14.1.09

Formas de tratamento

Desgrava!


      No canal Panda, acabo de ouvir um cão, na série Vipo, anunciar «Sua Alteza, a Rainha de Inglaterra». Elizabeth Alexandra Mary Windsor não iria gostar nada. A forma de tratamento adequada a um rei ou a uma rainha é Sua Majestade (S. M.) e, concretamente no caso do Reino Unido, Sua Majestade Britânica (Her British Majesty). Por sua vez, o título de Sua Alteza (S. A.) é reservado a duques, arquiduques e príncipes. Só desculpo por ter sido um cão, mas pergunto a mim mesmo se daqui a uns anos as crianças que ouviram agora a frase canina não reproduzirão o dislate.

6 comentários:

Anónimo disse...

Caro Mestre,
Para quando o Manual do Revisor?
Cumprimentos cordiais!

Helder Guégués disse...

Tenho-o aqui mesmo ao meu lado direito: inédito, a meu ver sempre imperfeito e incompleto.
Um abraço.

Anónimo disse...

Caro Helder,
Como posso encontrar as normas de revisão da Imprensa Nacional-Casa da Moeda?

Helder Guégués disse...

Só funcionários, antigos e actuais, da INCM as terão, pois não estão editadas.

Freire de Andrade disse...

Não sei se vê (e ouve) o canal Panda com alguma frequência. Eu vejo, apesar de ter passado a infância há muitos anos. É que os meus netos me visitam muitas vezes e preferem esta canal. Pois notei que nas histórias no dito canal em que aparecem membros da realeza, as personagens usam "Sua Majestade" como vocativo, em vez de simplesmente "Majestade", como julgo correcto, dirigindo-se ao próprio Rei dizem "Sua Majestade sabe...", "Sua Majestade quer...", em vez de "Vossa Majestade...". Seria interessante corrigir.

Helder Guégués disse...

Vejo ocasionalmente o canal Panda, não por ter regressado à infância, mas por causa da minha filha. Cada vez que vejo, contudo, motiva um texto aqui.