10.3.09

Nova edição do «Volp»


Dia de São José

O leitor Paulo Araujo, a quem fico muito grato, acabou de me enviar o texto acima, publicado hoje no jornal O Estado de S. Paulo. As notícias, como podem ver, não podiam ser melhores: dia 19 a 5.ª edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) será lançado. O volume terá 349 737 palavras com as respectivas classificações gramaticais. Em relação a certos vocábulos, a Comissão de Lexicografia da Academia Brasileira de Letras e principal responsável do Volp teve de estabelecer critérios no vazio deixado pelo Acordo Ortográfico de 1990. «Outro caso omisso no acordo foi a utilização de “não” e “quase” como prefixos — como não fumante ou quase irmão. Preferiu-se a forma sem hífen», escreve o autor do texto, Alexandre Gonçalves, que termina o texto afirmando: «A reacção portuguesa será conhecida na primeira quinzena de Abril, quando o Volp chegará ao país.» Este Volp será, não há qualquer dúvida, a base do futuro e tão necessário vocabulário ortográfico comum exigido pelo acordo.

2 comentários:

Anónimo disse...

Aposto que o tal VOLP inclui as seguintes palavras: abrogar, adrogar, cofiador, cogerir, coleitor, corré, coutente, sublanço, subraça.

Fazem parte do Vocabulário publicado pela Caminho, da responsabilidade da Universidade de Lisboa. Dá-se um rebuçado (o sr. Guégués dará) a quem descobrir de que palavras (nossas, actuais) se trata.

Paulo Araujo disse...

Abaixo, na coluna da direita, conforme está
no VOLP
abrogar ab-rogar
adrogar ad-rogar
cofiador cofiador
cogerir cogerir
coleitor coleitor
corré corré
coutente coutente
sublanço sublanço
subraça sub-raça
Paulo Araujo.