18.4.09

«Catecumenato» e «baptismo»

Trapalhadas

      «A fé católica é professada por 88,10 por cento dos portugueses, segundo o último Anuário Católico, que aponta para um decréscimo no número de sacerdotes. […] Em 2000, foram registados mais de 92 mil baptismos de crianças com menos de 7 anos (77.272 em 2006) e 5938 baptismos depois dos sete anos, o chamado “catecumenato” (5165 em 2006)» («Quase 90 por cento diz-se católico», Público, 10.04.2009, p. 10).
      O baptismo depois dos 7 anos designa-se catecumenato, é isso? Isso é para rir? O catecumenado ou catecumenato é o período ou a própria instituição que, no âmbito da iniciação cristã, se destina a ajudar o recém-convertido a passar de uma fé inicial à fé adulta requerida pelos sa­cra­men­tos do baptismo, confirmação e euca­ris­tia. O baptismo, por sua vez, é o pri­meiro dos sete sacramentos e o primeiro dos três da iniciação cristã, juntamente com a con­fir­mação ou crisma e a co­mu­nhão. O que acontece é que, no caso de uma criança antes do uso da razão, não há propriamente uma caminhada catecumenal antes do baptismo, mas depois, ao contrário do que sucede com o adulto que quer ser baptizado.
      Em suma, o catecumenato é a preparação para o baptismo e não o baptismo de uma criança com mais de 7 anos, como se afirma na notícia.

Sem comentários: